Category Archives: Artigos

Indústria Farmacêutica 2012

Renascer para prevalecer A indústria farmacêutica tem vindo a sofrer revezes de ordem vária que fragilizam a sua posição no mercado. Um negócio que era em larga escala financiado pelo Estado, entrou em espiral negativa com baixas de preços, crescimento desordenado do mercado dos genéricos e aumento da representatividade das grandes superfícies no negócio dos…

Ler mais »

Empire state of mind …

Fazer obras agora pode ser uma excelente ideia A sua Farmácia está paga? Não tem dívidas em armazenistas? Deseja assegurar o futuro da sua Farmácia? Se a resposta a estas 3 questões for afirmativa talvez seja importante considerar a hipótese de renovar a sua farmácia e torná-la mais sexy.   Nos ultimos anos a febre…

Ler mais »

O Ecossistema da sua farmácia

Porque é importante ter uma estratégia. A sua farmácia é diferente das outras. A concentração de farmácias nos meios demográficos mais ricos conduziu a um aumento da concorrência sem precedentes na história. Mais do que a concorrência das grandes superfícies, as farmácias estão em competição umas com as outras, disputando clientes porta-a-porta, estabelecendo parcerias com…

Ler mais »

Big Bang

Jovens farmacêuticos a 300 à hora A Wings vai completar 4 anos de actividade ao serviço das farmácias e de outros players no mercado farmacêutico.   Ser um farmacêutico recém formado nessa altura era bom. Os horários conservadores das farmácias e o número médio de funcionários eram garante de tranquilidade no trabalho. Farmácias novas tiveram…

Ler mais »

A minha farmácia é melhor que a outra

Quando os clientes apertam os cordões á bolsa … … a Farmácia parte á procura de novos clientes, aumenta os preços de produtos com potencial para os suportar e melhora as eficiências de marketing e de gestão. Também pode optimizar as negociações com os fornecedores e promover uma política de contenção de custos. Mas o…

Ler mais »

O ano de todos os perigos

Nos momentos difíceis o maior inimigo podemos ser nós próprios. 2012 será um ano decisivo para muitas farmácias. Os que acumularam dívidas ao longo dos anos dividir-se-ão em dois grandes grupos. Os que vão sobreviver á crise por mudarem de forma radical o seu modelo de gestão e os que não vão sobreviver por terem…

Ler mais »

A Crise em 10 minutos

Uma crise e uma oportunidade têm afinal algumas semelhanças.   Ambas representam um momento crítico em que as coisas podem correr bem ou correr mal. Uma oportunidade mal explorada pode redundar num fracasso e uma crise bem aproveitada tornar-se uma oportunidade. O mais importante não é o desafio que ambas constituem, mas a forma como…

Ler mais »

O valor da sua marca

Uma marca forte é a base para a diferenciação do seu negócio vs a concorrência. Com a liberalização do mercado de venda de MNSRM, as farmácias passaram a ter uma nova preocupação: cadeias de distribuição organizadas cujo único objectivo é produzir valor para os acionistas. Além desta importante mudança, as deslocações de farmácias para novas…

Ler mais »

Saúde e Riqueza / Health & Wealth

Riqueza é sinónimo de abundância e antónimo de pobreza. Ser rico não significa exclusivamente ter uma conta bancária generosa. Vivemos na era do conhecimento e isso o mero acesso à informação já não é o factor crítico de sucesso das empresas. O activo mais importante para os indivíduos e para as empresas é o conhecimento…

Ler mais »

Um logotipo é muito mais do que um símbolo

Quando um entrepeneur decide divulgar o seu negócio, uma das primeiras preocupações é conceber um logotipo. Esta preocupação resulta frequentemente em um de dois cenários: consulta-se um familiar ou amigo que é designer para fazer uns sketches ou recorre-se a uma empresa de decoração ou mobiliário de farmácias. O resultado mais comum é uma ilustração,…

Ler mais »