Você consegue energizar a sua Equipa

Desde 2007 que os Portugueses vivem num ambiente depressivo.

Num mundo de incertezas apenas uma coisa é certa: Os empresários que vão ultrapassar a crise são aqueles que têm a capacidade para se reinventar e de criar as melhores condições de trabalho para si e para a sua equipa.

O nível de produtividade da equipa depende da qualidade da relação que o líder tem com cada elemento e com o grupo de trabalho em geral. Factores como a rotina, a desorganização e os conflitos minam a auto-estima dos colaboradores e comprometem o seu desempenho. Na verdade todos os líderes sabem isso.

Para enfrentar com determinação os desafios de 2011 e ter êxito é recomendável contar com a sua equipa. Com todos os elementos, sem excepções e para ter sucesso é fundamental que todos trabalhem de forma alinhada e harmoniosa. Contudo existem vários factores que podem comprometer a produtividade:

  1. Ausência de regras
  2. Indefinição de funções, objectivos e responsabilidades individuais e colectivas
  3. Fraco espírito de entre-ajuda
  4. Falta de organização e de tempo
  5. Falta de liderança
  6. Falta de incentivos à criatividade e excelência na qualidade
  7. Falta de planeamento
  8. Falta de apoio no controlo de gestão
  9. Dificuldade em gerir conflitos

Comece por reflectir sobre o que julga estar a funcionar mal e ponderar sobre os motivos subjacentes. Faça uma lista, converse com os seus colaboradores directos e ouça a sua opinião. Peça para serem francos e objectivos na sua avaliação e estimule a apresentação de ideias, propostas e soluções.

Trabalhar em equipa exige dedicação e liderança. A recompensa é um ambiente harmonioso e produtivo.