A hora dos CFO`s

Gerir de forma eficaz os recursos financeiros da sua empresa é essencial para garantir o sucesso. Sem equilíbrio financeiro as empresas perdem eficiência e tornam-se vulneráveis.

Longe vão os tempos em que as profissões na área da saúde registavam índices de rentabilidade mais elevados do que a média. A sofisticação dos materiais e equipamentos, os custos com formação técnica e o aumento da concorrência aumentaram os encargos de prácticamente todas as actividades médicas e farmacêuticas.

Para agravar esta situação contribuiu ainda o elevado grau de informação dos utentes que exigem melhor serviço e preços mais atractivos. Estudos recentes comprovam que os utentes consultam a internet para se documentar sobre temas relacionados com a sua saúde e a dos seus familiares.

A economia e a gestão são disciplinas importantes que todos os profissionais de saúde devem conhecer melhor para aumentar as probabilidades de tomar decisões empresariais pertinentes. Todavia é fundamental evitar a contaminação que resulta da adopção de filosofias comerciais agressivas e da aplicação de técnicas promocionais pouco éticas.

A linha ténue entre a gestão profissional em saúde e a conversão desta numa actividade eminentemente comercial deve ser reconhecida, evitando-se opções potencialmente lesivas da sua boa reputação. Mais do que estrelas da TV e de revistas côr de rosa, médicos, farmacêuticos e outros especialistas devem concentrar-se em compreender a lógica económica e financeira das suas actividades para garantir a sua sustentabilidade. Um CFO competente sabe que o marketing é uma ferramenta útil, em doses terapêuticas.

CFO – Chief Financial Officer