10 ideias para criar valor amanhã

1. Compre uma agenda moleskin (ou um iphone) e familiarize-se com a agenda do seu computador (ter um suporte onde escrever ajuda na sua
organização pessoal)

2. Faça uma lista aleatória e exaustiva das suas tarefas, compromissos e projectos para o ano 2011 (ao fazer a lista está a pensar de uma forma
sistematizada e não se esquece de pormenores importantes)

3. Defina prioridades e prazos realistas para execução de cada item. Elimine items que lhe pareçam excessivamente complexos ou pouco produtivos (não é produtivo fazer tudo ao mesmo tempo e por isso deve
calendarizar as suas tarefas)

4. Registe os items prioritários nas suas agendas e faça-lhes corresponder os nomes das pessoas que irão colaborar consigo. Defina prazos realistas
para a sua execução (peça ajuda aos seus colaboradores e parceiros seleccionando apenas os que têm condições para o apoiar)

5. Reuna com as pessoas em causa e explique os seus objectivos. Certifique-se que compreendem a sua mensagem e que estão disponíveis para ajudar (comunique de forma clara e objectiva, sem interrupções,
motivando)

6. Faça uma lista das suas despesas / custos. Se precisar de apoio consulte o seu contabilista e o seu gerente de conta no(s) banco(s) com que trabalha (existem muitas areas de custos que normalmente não
controla mas que no conjunto assumem valores substanciais ao fim de um mês ou de um ano)

7. Seleccione areas de poupança e defina métodos para reduzir despesas (existem despesas reprodutivas e outras que podem ser reduzidas)

8. Identifique quem são os seus principais fornecedores e convoque-os para renegociar acordos e contratos. Qualquer pequena melhoria nas condições beneficiará de forma expressiva o seu negócio (conseguir
ganhos pequenos em contas grandes vai traduzir-se em maior rentabilidade directa)

9. Convoque todos os elementos da sua equipa e transmita-lhes a sua confiança no futuro. Lembre-se que é nos momentos difícies que por vezes surgem as melhores oportunidades (para ter uma equipa vencedora
você tem de estar na linha da frente a mostrar como se faz)

10. Ponha-se no lugar dos seus clientes. Pense como eles e de seguida tente ajustar a sua oferta de forma a faze-los sentir-se satisfeitos. Clientes felizes são clientes fidelizados (investir nos clientes é investir no
presente e no futuro)

ps: Depois de cumpridas estas etapas consulte de novo o site da Wings