Avestruz e andorinha, são aves muito diferentes.

Struthio camelus. Corre muito mas não voa.

Delichon urbica. Ágil e resistente, voa longas distâncias e tem um excelente sentido de orientação.

Os prestadores de cuidados de saúde começam a ser muito assediados por indivíduos e empresas à medida que que o mercado onde operam se torna mais competitivo. É o início da era do marketing da saúde profissional que se anuncia.

Farmacêuticos líderes de farmácia fizeram a sua carreira ao longo de muitos anos num mercado pequeno e fechado. Os vendedores eram sempre rostos familiares. As empresas de serviços emanavam de associações profissionais ou cooperativas e aqui e ali surgiam curiosos que aproveitavam algumas oportunidades de negócio. Salvo raras excepções, estes agentes exploraram a boa fé dos farmacêuticos prometendo serviços extraordinários, preços atractivos e prazos fantásticos.

Muitas destas empresas faliram, ou antes de abrir falência mudaram de nome ou de número de telefone. Em alguns casos, os seus responsáveis nem sequer tinham credenciais para operar no mercado. Outras mudaram-se para outras paragens e resolveram deste modo problemas de reputação manchada e dívidas a fornecedores e clientes. Infelizmente deixaram para trás um rasto de obras incompletas, acabamentos de qualidade duvidosa, equipamentos danificados, serviços incompletos e prestações inúteis.

Quando tantas farmácias e outros prestadores de cuidados de saúde equacionam mudanças na sua organização, os oportunistas vão proliferar e tentar a sua sorte. Recomendam-se por isso algumas medidas prácticas para prevenir mal entendidos:

  • Avalie as pessoas que lhe tentam vender um produto ou serviço. Certifique-se que têm credenciais válidas e fiáveis. Procure sempre contactar os gerentes da empresa e obter informações adicionais.
  • Peça referências. Solicite contacto de vários clientes dessa empresa, contacte-os directamente e faça todas as perguntas que lhe pareçam necessárias sobre as experiências que tiveram e seus resultados.
  • Pergunte de forma explícita se recomendam os serviços dessa empresa. Se vacilarem é um bom motivo para questionar a segurança de uma decisão célere.
  • Prepare uma 2ª reunião. Faça uma lista de perguntas com a ajuda de um familiar, colega ou colaborador de confiança. Coloque as suas perguntas e procure obter respostas claras e esclarecedoras.
  • Caso se trate de um projecto estratégico e por isso normalmente mais complexo e oneroso, planeie um concurso, recolha várias propostas comparáveis e analise-as de forma objectiva.

As empresas profissionais têm uma imagem e uma reputação a defender. Os seus clientes e parceiros são pessoas de bem e têm com as primeiras relações sólidas e duradouras.

São constituídas por elementos competentes e credenciados com curriculums incontestáveis, quer ao nível académico quer profissional. Elas zelam pelos interesses dos seus clientes, defendendo-os de forma enérgica e determinada.

Como as andorinhas, são entidades ágeis e fiáveis que anunciam e celebram primaveras.

As avestruzes ? Escondem a cabeça debaixo da terra e correm depressa.