Um logotipo é muito mais do que um símbolo

Quando um entrepeneur decide divulgar o seu negócio, uma das primeiras preocupações é conceber um logotipo.

Esta preocupação resulta frequentemente em um de dois cenários: consulta-se um familiar ou amigo que é designer para fazer uns sketches ou recorre-se a uma empresa de decoração ou mobiliário de farmácias.

O resultado mais comum é uma ilustração, um símbolo ou um conjunto de símbolos que estão de alguma forma associados à area de actividade do cliente. No caso das clínicas de análises vemos invariavelmente microscópios e tubos de ensaio, nas clínicas dentárias abundam os sorrisos e os dentes mais ou menos estilizados e no mercado das farmácias proliferam as cruzes, os almofarizes, os cálices e as famosas serpentes, não esquecendo a palmeira.

Estes símbolos têm significado e podem representar de alguma forma a actividade do entrepeneur. No entanto são todos muito parecidos, para não dizer iguais. Estas semelhanças anulam o efeito de diferenciação que se pretende na gestão profissional de uma marca e convertem-se por isso numa forma de desperdício.

Para desenvolver um logotipo eficaz é imprescindível estudar a marca que este representará. Este ano e nos próximos anos. Na fachada da clínica, nas batas dos colaboradores, nos folhetos informativos e nos sites. Em todos os suportes e em todas as ocasiões. É uma marca e a sua integridade deve ser respeitada por todos os que a representam, usam e ostentam.

O estudo da marca é um processo delicado que deve ser conduzido por especialistas credenciados e sempre acompanhado pelo entrepeneur ou dono da marca. Requer um investimento de tempo razoável e a aplicação de técnicas que conduzem a soluções adequadas ás exigências dos clientes, dos parceiros e do mercado em geral.

Por isso, quando decidir que chegou o momento de criar ou renovar o logotipo da sua marca, opte pela via mais segura. Consulte os especialistas do mercado farmacêutico e aprecie o seu portfolio.

  • http://www.mbtscarpe2011.com mbtscarpe2011

    Por isso, quando decidir que chegou o momento de criar ou renovar o logotipo da sua marca, opte pela via mais segura. Consulte os especialistas do mercado farmacêutico e aprecie o seu portfolio.