O valor da sua marca

Uma marca forte é a base para a diferenciação do seu negócio vs a concorrência.

Com a liberalização do mercado de venda de MNSRM, as farmácias passaram a ter uma nova preocupação: cadeias de distribuição organizadas cujo único objectivo é produzir valor para os acionistas.

Além desta importante mudança, as deslocações de farmácias para novas paragens e o aparecimento de novos players no segmento das parafarmácias agravaram significativamente a disputa pela share of wallet dos clientes, ou mesmo até pela sua fidelidade total.

Neste cenário todos se esforçam por prestar um serviço ainda melhor aos seus clientes na expectativa de não os perder para a concorrência. Mas na realidade, a práctica mais comum é a adopção de medidas tácticas avulsas cuja eficácia é discutível. Descontos, alargamento de horários, anúncios ad-hoc e acordos comerciais com lares e outras entidades são exemplos do modus-operandis de algumas farmácias. Para além de se tratarem de medidas frequentemente insustentáveis, estes esquemas tácticos revelam uma desconsideração daquilo que é o verdadeiro potencial de uma farmácia.

A Farmácia é uma instituição com elevada credibilidade junto das populações e o seu ADN sofreu, em muitos casos, uma erosão considerável. Não raramente, os proprietários exageraram na modernização das instalações e na (des)organização do espaço de atendimento ao público. Algumas destas farmácias perderam até o seu encanto e deram lugar a espaços muito parecidos com aqueles que existem nas grandes superficies e nos centros comerciais. Os clientes vacilam: compro os meus medicamentos aqui ou na outra farmácia ao fundo da mesma rua ? E por vezes nem percebem a diferença entre uma farmácia e uma parafarmácia.

A marca da sua farmácia vale muito dinheiro. É ela que distingue a sua farmácia de outras nas imediações. A sua marca é o elo de ligação entre si e os seus clientes e se pensar bem, a sua marca está associada a valores e atributos que a tornam única. Importa por isso estudar a sua essência e geri-la de forma a que tenha sempre um significado positivo para os seus clientes e parceiros. A sua marca é a promessa de fluxos de caixa nos anos vindouros e por isso deve ser protegida e cuidada.