A minha farmácia é melhor que a outra

Quando os clientes apertam os cordões á bolsa …

… a Farmácia parte á procura de novos clientes, aumenta os preços de produtos com potencial para os suportar e melhora as eficiências de marketing e de gestão. Também pode optimizar as negociações com os fornecedores e promover uma política de contenção de custos.


Mas o mais importante mesmo é o que perdura. O ciclo frutuoso da renovação de clientes que garante o futuro de qualquer negócio.

Os clientes com maior importância económica para as farmácias e médicos são os mais seniores. Mas aqueles que têm maior preponderância para consumir regularmente são os mais jovens. Por isso é vital conhecer o perfil dos seus clientes e as suas necessidades e expectativas. Para tornar a experiência de visita à sua farmácia numa recordação positiva tudo tem de funcionar bem. A farmácia será recordada e mais importante, divulgada.

Estes novos clientes são móveis. Deslocam-se frequentemente de carro e têm quase sempre muita pressa. São utilizadores da Internet e andam colados aos seus telemóveis. Practicam desporto e preocupam-se com a sua aparência.

Quantos clientes com este perfil conquistou nos últimos 3 meses ?

Num mercado em deflacção é urgente controlar o negócio e compensar vendas de menor valor com maior número de vendas. Precisa de mais clientes e de uma equipa profissional para os atender bem. Conquistando mais clientes e fidelizando-os aumentará as suas vendas. O projecto de uma farmácia não é uma corrida de sprint. É uma maratona

E quando a crise passar, a sua farmácia estará mais forte e a recuperação será mais rápida

Para saber mais: joao.guerra@wings.pt