O Ecossistema da sua farmácia

Porque é importante ter uma estratégia.

A sua farmácia é diferente das outras.

A concentração de farmácias nos meios demográficos mais ricos conduziu a um aumento da concorrência sem precedentes na história. Mais do que a concorrência das grandes superfícies, as farmácias estão em competição umas com as outras, disputando clientes porta-a-porta, estabelecendo parcerias com entidades com um propósito: atenuar o efeito perverso da queda do mercado que se verificou nos últimos anos.

As razões mais óbvias são conhecidas de todos. Genéricos de marca, marcas brancas, promoções, descontos e outros factores que desvalorizaram a oferta das farmácias. Com preços mais baixos e margens mais curtas o resultado é muito simples: erosão progressiva dos resultados.

 

O que fazer então ?

Começar pelo básico. Compreender o ecossistema da sua farmácia, ou seja, conhecer todos os factores que condicionam a actividade da sua farmácia. Depois identificar os seus pontos fortes e alavancá-los para obter eficiências operacionais. Gerir cuidadosamente os seus custos e obter melhorias na gestão financeira de modo a fazer apenas investimentos reprodutivos. Mas sobretudo ter uma estratégia de marketing e de gestão que torne a sua farmácia a preferida dos utentes e assim a mais visitada.

Trata-se pois de conquistar os corações dos clientes e a confiança dos fornecedores. Trata-se de trabalhar com mente aberta num registo de cooperação para um objectivo comum: Assegurar o futuro da sua farmácia

Para saber mais: joao.guerra@wings.pt