Todos os projectos de colaboração da Wings com Farmácias Comunitárias têm um denominador comum: resultados positivos. Os exemplos a seguir são apenas uma amostra de muitos casos de sucesso.
Tipologia:
Farmácia tradicional, de dimensão média no início da colaboração com a Wings.
Situação:
Compra recente por novo proprietário. Volume de vendas estável, sem perspectivas de evolução. Equipa com questões de organização e disciplina por resolver.
Acção e resultados:
A Wings estudou o ecossistema e desenvolveu o Plano de Marketing com o Líder e elementos da sua equipa. Um novo logotipo e assinatura da marca ajudaram a definir o posicionamento diferenciador. Um factor crítico de sucesso foi a confiança depositada na Wings para sugerir acções inovadoras que atraíram muitos clientes novos. Mas verdadeiramente determinante foi o espírito empreendedor e a capacidade de trabalho do Líder para criar uma nova Equipa e dinamizar as vendas de categorias que tinham potencial para crescer. Muitas horas de formação a todos os elementos da equipa e um forte investimento no marketing de serviços da Farmácia. Investimentos significativos do Líder em novos equipamentos e em marketing. O resultado foi a duplicação da facturação da Farmácia em cerca de 6 anos. A Farmácia tornou-se uma referência entre as populações locais e da vizinhança e para os Laboratórios da Indústria Farmacêutica.
Período de colaboração entre o Líder da Farmácia e a Wings:
7 anos
Tipologia:
Farmácia pequena, gerida por Farmacêuticos da mesma família.
Situação:
Com desafios ao nível da gestão de tesouraria e com vendas em queda devido a desertificação desta zona antiga de Lisboa.
Acção e resultados:
A Wings renovou a decoração e sinaléctica das instalações baseada num novo logotipo e também num novo nome para a Farmácia. A modernização das instalações e a gestão de categorias implementada, permitiram a recuperação de clientes e o crescimento das vendas durante vários anos consecutivos. Estas melhorias permitiram também resistir à entrada de um novo concorrente, de um grupo assertivo que, apesar de praticar horários alargados e fazer ofertas de descontos, não conseguiu penetrar no ecossistema e ganhar quota de mercado a este cliente da Wings. Com a modernização da cidade e a ocupação de imóveis por estrangeiros, a Farmácia beneficiou das melhorias realizadas anos antes e afirmou-se no ecossistema.
Período de colaboração entre o Líder da Farmácia e a Wings:
5 anos
Tipologia:
Farmácia de aldeia com volume de vendas muito reduzido.
Situação:
Farmácia com volume de vendas muito baixo e sem perspectivas de evolução. Problemas na gestão de compras e stocks e na gestão de clientes.
Acção e resultados:
Gerida por família de Farmacêuticos, apostou numa estratégia de gestão de categorias que permitiu crescer em vendas de forma consistente durante quatro anos consecutivos. A modernização do modelo de gestão de equipa tornou a Farmácia atractiva para profissionais competentes na zona da Farmácia e Concelhos limítrofes. A reputação da Farmácia melhorou de forma substancial e a base de clientes cresceu significativamente. Com uma oferta muito mais completa e um sistema de comunicação de marketing incomparavelmente mais eficiente, esta Farmácia poderá vir a ser um modelo de negócio na sua área geográfica e continua a crescer muito acima do mercado nacional e regional.
Período de colaboração com a Wings:
3 anos
Tipologia:
Farmácia de bairro, em zona residencial do concelho de Cascais com dimensão média
Situação:
Farmácia gerida com o apoio de um colaborador da confiança do Director Técnico, com situação financeira sólida mas as vendas estagnadas. Gestão de espaço muito desorganizada sem qualquer orientação de marketing e merchandising. Marca da Farmácia desactualizada.
Acção e Resultados:
Um novo logotipo e a distribuição massiva de Newsletter junto dos consumidores residentes e trabalhadores naquela zona, permitiram atrair novos clientes e aumentar as vendas ao longo de vários anos. A renovação da oferta com base numa estratégia de gestão de categorias resultou na substituição de marcas tradicionais e gastas por novas marcas com maior dinamismo e rentabilidade muito superior. Mais do que o aumento das vendas, o ganho principal foi o aumento da rentabilidade, sobretudo na compra de medicamentos genéricos. Criaram-se igualmente barreiras fortes à entrada de uma Farmácia na zona, comprada recentemente por um grupo empresarial muito assertivo que trabalha com base em descontos.
Período de colaboração com a Wings:
3 anos
Tipologia:
Farmácia de bairro, de dimensão média, gerida por famíla de Farmacêuticos.
Situação:
Com concorrência forte, sob pressão de outras farmácias em centros comerciais e de Farmácia que se instalou num Hospital da zona. Potencial para crescer mas desafios ao nível da comunicação com os clientes locais, uma população heterogénea com grupos de formação baixa. Algumas questões por resolver no seio da equipa.
Acção e resultados:
A Wings criou um novo logotipo, apoiou na organização e formação da equipa e na publicidade da marca da Farmácia, dentro e fora das instalações. O alinhamento da equipa no conselho das marcas seleccionadas pelo Líder permitiu reduzir stocks e aumentar o valor médio do ticket. A aposta no desenvolvimento do site emprestou à marca da Farmácia uma modernidade e um dinamismo que, a par de outras actividades de marketing, permitiu ao Líder da Farmácia ultrapassar com sucesso os desafios da crise de 2008 - 2014.
Período de colaboração com a Wings:
2 anos
Tipologia:
Farmácia pequena, em zona de passagem, gerida por Família de Farmacêuticos
Situação:
Com vendas em queda, esta Farmácia tinha dificuldades ao nível da liderança e uma relação tensa com fornecedores da Indústria Farmacêutica. Farmácia espartilhada pela concorrência forte de outras lojas, Farmácias e supermercados.
Acção e resultados:
Neste caso a Wings deu prioridade à organização da equipa da Farmácia e apoio ao Líder de modo a transformar o ambiente de conflitos e criar uma atmosfera da confiança e de colaboração. Para além da intervenção na área de Recursos Humanos, a Wings desenvolveu toda a estratégia de comunicação da marca e apoiou na implementação de actividade publicitárias que atraíram muitos clientes novos das localidades vizinhas. Esta Farmácia teve um crescimento das vendas sem precedentes durante 3 anos consecutivos.
Período de colaboração com a Wings:
5 anos
Tipologia da Farmácia:
Dimensão média, em aldeia perto de Torres Vedras, com um novo concorrente assertivo a pretender disputar a clientela da zona.
Situação:
Farmácia em fase de remodelação das instalações, com um novo concorrente bastante assertivo ao nível de horários e promoções. Com um Líder muito dedicado à profissão e orientado para as necessidades das populações, era necessário dinamizar o marketing para conseguir viabilizar o projecto desta Farmácia na sua comunidade.
Acção e resultados:
Para além de estudar criteriosamente o perfil dos habitantes e trabalhadores nesta zona rural, a Wings fez um diagnóstico completo da situação da Farmácia para poder de seguida desenvolver o plano de marketing. Com um novo logotipo, novas ferramentas de comunicação publicitária e novas instalações, esta Farmácia ganhou uma dinâmica mais forte e ganhou a confiança das populações, impondo-se face à ameaça do novo concorrente. A colaboração com os empreiteiros responsáveis pela obra foi muito positiva e permitiu organizar o espaço de modo a facilitar o trabalho da equipa, impressionar e satisfazer os clientes e potenciar as vendas. A Farmácia iniciou um novo ciclo de crescimento e controlou a penetração do novo concorrente que tem hoje uma quota de mercado muito inferior à que provavelmente desejava.
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