Glossário

Este glossário contém definições adaptadas ao universo do mercado farmacêutico. Mais do que um dicionário técnico, é uma fonte de dados e informações para estimular a aprendizagem nas áreas do marketing e da gestão de Farmácias Comunitárias.

  • 100 categorias

    Lista das categorias fundamentais para uma Farmácia Comunitária gerir de modo a melhorar significativamente a sua rentabilidade e o nível de serviço aos seus clientes

  • Análise das Farmácias concorrentes

    Exercício da autoria da Wings que permite conhecer os potos fortes e os pontos fracos das Farmácias concorrentes para defender o seu negócio

  • ATL

    Above-the-line (investimentos de marketing em meios de comunicação de massas)

  • Aumentar o valor médio do ticket

    Estratégia para conseguir que os clientes gastem mais em cada compra

  • Aviar receitas não chega! É preciso fazer melhor.

    Alerta para a necessidade de reforçar as competências e autonomia dos Farmacêuticos e Técnicos de Farmácia

  • Backoffice

    Espaço de trabalho dedicado à recepção, armazenamento, serviços administrativos e outros que não envolvem contacto com o público

  • Balcão

    Espaço de atendimento dos utentes / clientes da Farmácia

  • Bom senso e bom gosto

    Referência à importância da liberdade para inovar."essa falta de querer caminhar por si, de dizer e não de repetir, de inventar e não de copiar" Antero de Quental

  • Branding

    ou Brand Management (Gestão da Marca). Processo de alinhamento das acções com o posicionamento, objectivos e valores da marca, para despertar sensações e criar associações que irão influenciar os clientes potenciais para escolher a sua marca.

  • BTL

    Below -the-line (investimentos de marketing em actividades directas aos consumidores tais como o merchandising)

  • Características dos clientes actuais e potenciais

    Definição do perfil dos clientes que já compram na Farmácia (para fidelizar) e das pessoas que ainda não são clientes mas que podem vir a ser (ex: proximidade geográfica + necessidade dos serviços da farmácia + poder de compra).

  • Central de Negócios

    Grémio de Farmacêuticos Líderes de Farmácias Comunitárias que trabalham em sintonia com a estratégia proposta pela Wings e aprovada pelo grémio para fazer crescer o negócio e assegurar a independência. Mais do que um simples grupo ou central de compras.

  • Competências de Marketing

    Conhecimentos de marketinge e capacidade para os pôr em práctica de modo a dinamizar a marca da Farmácia e fazer crescer o negócio.

  • Compras

    Processo organizado de aquisição de mercadorias para suprir a Farmácia com a maior rentabilidade possível, assegurando a capacidade para responder às necessidades dos utentes e satisfazê-los.

  • Conhecer as necessidades

    Compreender as necessidades para além do óbvio. Identificar oportunidades para satisfazer essas necessidades com benefícios acrescidos para as partes envolvidas.

  • Conhecer melhor os consumidores

    Processo contínuo que permite ajustar a oferta da Farmácia de modo a atraír e fidelizar os consumidores, tornando-os clientes regulares e embaixadores da marca da Farmácia.

  • CRM

    Customer Relationship Marketing (conjunto de sistemas de gestão de dados / informação que visam criar ofertas específicas dirigidas a grupos de consumidores específicos e/ou a consumidores individuais).

  • Clientes

    Pessoas que têm acesso a um produto ou serviço em troca de um pagamento. Os clientes são a base do negócio da Farmácia, a qual deve ter um plano para os identificar, contactar, recrutar e fidelizar.
  • Cross-selling e up-selling

    Processos de desenho e comunicação da oferta que permitem aumentar o cabaz de compras e substituir produtos marcas mais económicas por outras de preço superior.

  • Design

    Processo de idealização e construção de imagens, objectos ou produtos. O conceito é muito abrangente. No caso da Wings aplica-se particularmente ao Branding, Merchandising e Retail Management.

  • Dinamizar as suas vendas

    Conjunto de actividades integradas que permite à sua Farmácia aumentar as vendas. Inclui intervenções ao nível da Equipa, da Gestão de Categorias, da Gestão de Espaço e Publicidade da marca da Farmácia.

  • E-commerce

    Comércio electrónico ou compras realizadas através da internet. Um negócio baseado na oferta de preço e de conveniência para os consumidores. Grau de diferenciação muito baixo ou nulo.

  • Ecossistema

    Conceito desenvolvido pela Wings e aplicado á Farmácia considerando realidade física, ambiental, económica e humana de uma determinada região. A zona de influência natural de uma Farmácia e dos seus concorrentes directos e indirectos.

  • Empowerment do Farmacêutico

    Doutrina defendida pela Wings para promover a relevância e crescimento dos Farmacêuticos enquanto actores primordiais no sistema nacional de saúde. Baseado na pró-actividade do Farmacêutico e na sua dedicação à missão de ajudar os outros.

  • Equipa

    Elementos que integram a equipa da Farmácia. Pode ser considerado num sentido mais restrito ou incluir elementos que não trabalham nas instalações da Farmácia.

  • Espaço

    O contentor onde a Farmácia tem os seus equipamentos, os produtos para venda aos clientes e as condições adequadas para a Equipa trabalhar.

  • Especificidades de cada Farmácia

    Aspectos que devem ser considerados com especial atenção para evitar generalizações, soluções pouco adequadas e por consequência, desperdício. Um problema muito frequente no universo das Farmácias.

  • Estratégia inovadora e ambiciosa

    Conjunto de opções, planos e acções que surpreendem os seus grupos-alvo pela positiva, facilitando a consecução dos objectivos da Farmácia. Procura de um nível de desempenho acima do "normal".

  • Farmácia original e pioneira

    Farmácia que não imita as outras Farmácias. O seu Líder desenvolve a visão do negócio, partilha as suas ideias e projectos com a Equipa e parceiros estimulando a criatividade e inovação.Todos trabalham afincadamante até atingir os seus objectivos.

  • Farmácias Independentes

    Grémio de Líderes de Farmácias autónomas que trabalham em sintonia e alinhados numa estratégia que produz benefícios para todos. Modelo original criado em 2012 pla Wings e 7 Farmacêuticos Comunitários. Marca registada no INPI.

  • Fazer bem as coisas certas

    Tese da Wings aplicada à gestão nas Farmácias. Metodologia Wings para definir prioridades e aplicar recursos nas actividades mais relevantes. Promoção da proficiência em todas as funções e tarefas.

  • Formação

    Processo através do qual os elementos da Equipa da Farmácia adquirem e desenvolvem as suas competências para melhor realizar as suas tarefas. Processo organizado e contínuo onde a Wings pode intervir com vista a motivar e dinamizar a Equipa.

  • Fornecedores

    Empresas produtoras de medicamentos e outras mercadorias para venda na Farmácia com as quais a Farmácia deve ter uma relação organizada e sustentável.

  • Gestão de categorias

    Conjunto de actividades relacionadas com o DESENHO DA OFERTA + SELECÇÃO DE FORNECEDORES + PLANOS DE PREÇO E PROMOÇÃO DAS VENDAS e outras actividades que visam satisfazer os utentes e assegurar a rentabilidade desejada pelo Líder da Farmácia.

  • GRP

    Gross rating point (é a percentagem da audiência alvo que é atingida por um dado plano de meios publicitários, no âmbito de uma campanha publicitária). Uma das métricas usadas para avaliar a eficácia.

  • Grupos de Farmácias

    Conjunto de Farmácias com diferentes modelos de organização. Frequentemente assente numa central de compras e acordos com diferentes fornecedores. De dimensão vária e diferentes tipos de posicionamento.

  • Insights

    Percepções adquiridas da observação, análise e reflexão sobre questões e temas de marketing. Na Wings gostamos da palavra REVELAÇÕES porque reforça a componente de descoberta de novas perspectivas sobre um determinado problema.

  • Independência

    Condição importante para evitar compromissos que espartilham a Farmácia a vários níveis. Autonomia para tomar decisões que permitem à Farmácia posicionar-se para se defender dos seus concorrentes e investir na sua marca para ganhar quota de mercado.

  • Inovar

    Processo de criação que permite à Farmácia assumir uma posição de vantagem sobre os seus concorrentes. Frequentemente associado a iniciativas de organização e gestão e a actividades de marketing.

  • KSF

    Key Success Factors (são os factores determinantes para o sucesso de uma acção ou estratégia).

  • Laboratórios

    Expressão comum para designar Empresas da Indústria Farmacêutica e outras fornecedoras de produtos de saúde e bem estar.

  • Logotipo

    Elemento gráfico, de maior ou menor complexidade, que serve para representar uma entidade (ex: produto, empresa, serviço ou instituição). Deve ser cuidadosamente estudado e desenvolvido para assegurar uma compreensão dos públicos-alvo e uma diferenciação face a concorrentes.

  • Marca

    Uma marca tem a função de identificar e proteger a propriedade. Para isso deve ser registada. A marca tem frequentemente um carácter simbólico. Pode ser uma palavra isolada, uma palavra associada a um logotipo ou outro tipo de composição.

  • Marketing digital

    Conjunto de actividades de comunicação que usam ferramentas digitais para contactar os públicos-alvo. Os websites e as redes sociais são alguns exemplos deste tipo de ferramentas.

  • MAT

    Moving Annual Total (período de tempo considerado para apresentação de dados / resultados de um produto e / ou mercado que compreende os últimos 12 meses móveis)

  • Melhores condições comerciais

    Nível de desconto conseguido na compra de mercadorias para a Farmácia. Nem sempre fácil de aferir devido a sistema de desconto complexos. Voláteis porque podem oscilar com as condições do mercado, as condições estão frequentemente associadas a compromissos de compra.

  • Mensagens personalizadas

    Adequação das mensagens aos grupos-alvo de consumidores tendo em consideração as sua necessidades, desejos, preferências e expectativas, poder de compra e nível de formação. A forma de garantir que cada cliente sente afinidade com a marca da Farmácia.

  • Método Wings

    Num mercado muito regulamentado e eminentemente técnico, a Wings disponibiliza serviços inovadores que se destacam pela sua natureza criativa e pela forma como estes serviços são prestados. Personalização, exclusividade e acompanhamento são alguns dos factores que caracterizam este método.

  • Modelo feito à medida

    Produção de soluções adequadas às necessidades e requisitos de cada Farmácia. Acompanhamento dos clientes para garantir que são conseguidos os resultados desejados.

  • MS

    Market Share (= Quota de Mercado). Porção de um determinado mercado que pertence a uma marca ou empresa. Métrica importante para avaliar o grau de sucesso de uma empresa.

  • Objectivos de marketing

    Metas a atingir no processo de divulgação e vendas de produtos e serviços. Podem ser quantitativos ou qualitativos. Alguns exemplos são: Vendas em Unidades, Vendas em Valor, Preço Médio de Encomenda (produtor) ou Ticket (retalhista), Número de clientes, Notoriedade da marca, Reputação da marca, Retenção de clientes. Podem ser valores absolutos ou relativos. Algumas métricas são mais fáceis de efrir que outras.

  • Organização de eventos

    Processo de planeamento de acções que requer conhecimento da Farmácia, das expectativas dos seus clientes e parceiros, capacidade organizativa, criatividade e capacidade de execução.

  • OTC

    Over-the-counter (produtos de venda livre)

  • Parcerias com os laboratórios

    Acordos formais construídos sobre uma estratégia de comunicação e colaboração que visa criar mais valias para todas as partes envolvidas. Aparentemente fácil de realizar. Na maioria dos casos é confundido com relações comerciais convencionais. As parcerias requerem um elevado grau de compromisso para preservar o capital de colaboração, nos momentos melhores e piores.

  • Plano de Marketing

    Documento que contém a descrição pormenorizada de uma estratégia para um negócio num determinado período de tempo (1 ano é o mais frequente). Obriga a uma análise dos clientes, da concorrência e de outros componentes do mercado para proporcionar decisões informadas e boas perspectivas de sucesso. Uma ferramenta indispensável para a gestão de uma Farmácia Comunitária.

  • Plano de Marketing de Serviços

    Plano de marketing para dsenvolver os serviços de uma Farmácia. Tem muitas especificidades e requer um trabalho multidisciplinar. A Wings é pioneira nesta área e tem uma experiência vasta de casos de sucesso em difernets tipos de Farmácias. Uma ferramenta útil e poderosa para os Líderes que desejam fazer crescer o seu negócio.

  • Poupança de tempo e de energia

    Uma das prinicipais preocupações de todos os trabalhadores, independentemente da sua função. O tempo é um activo muito valioso e a energia das pessoas não é inesgotável. Há que gerir ambos com muita sensatez para evitar desperdício e burn-out. A Wings dispõe de ferramentas adequadas a cada caso e apoia os Líderes e as suas Equipa na gestão do seu tempo, na resolução de tensões e conflitos e na evolução para ambientes de trabalho mais harmoniosos e produtivos.

  • Problemas e entropias

    Questões e factores que viciam o normal funcionamento da Farmácia. Podem ter origem nas dinâmicas pessoais, nos processos de trabalho, nas relações com fornecedores e outras. Devem ser endereçados através de métodos construtivos que reduzem a sua importância ou resolvem em definitivo. Um dos problemas mais comuns nas empresas.

  • Programa de Formações

    Plano cuidadosamente desenvolvido pela Wings em parceria com a Equipa da Farmácia para assegurar que os recursos investidos produzem os resultados desejados. Com uma componente de personalização elevada, assenta numa abordagem práctica e leve que estimula a apreensão de novos conhecimentos e propicia a melhoria contínua no seio da equipa.

  • Promoções, ofertas e campanhas

    Actividades que visam dinamizar as vendas com base em ofertas especiais, normalmente limitadas no tempo ou ao stock disponível. Acções que têm sempre por base a divulgação junto dos públicos-alvo, dentro e fora das instalações da Farmácia.

  • Público-alvo

    Grupo de consumidores que têm necessidade e capacidade para comprar um determinado produto ou serviço. Pode tratar-se de um conjunto de pessoas mais ou menos homogéneo, susceptível de ser contactado com uma estratégia de comunicação apropriada.

  • QM

    Quota de Mercado (porção de um mercado pertencente a uma marca)

  • Relações com os clientes

    Vínculos que se criam entre consumidores e Farmácias baseados ne forma como cada Farmácia se posiciona (o que diz que faz) e nas experiências que proporciona aos seus clientes (o que faz na realidade). Devem ser geridas com base numa estratégia e acompanhadas por um elemento da Equipa responsável e competente. Uma função importante que a Wings conhece bem por já a ter desenvolvido em inúmeras Farmácias (Gestor de Clientes).

  • Resolução de diferenças e de conflitos

    Conjunto de actividades incluído no serviço de Gestão da Equipa. Processo que exige elevado conhecimento das relações humanas, específicamente no ambiente da Farmácia Comunitária.

  • ROI

    Return on investment (recuperação do investimento realizado)

  • SED

    Sistema de Entregas ao Domicílio da Wings para Farmácias Comunitárias. Um sistema inovador porque permite à Farmácia angariar novos clientes e expandir o seu negócio sem recurso ao e-commerce.

  • SEO

    Search engine optimization (é um conjunto de técnicas que têm como principal objectivo tornar os sites mais amigáveis para os sites / motores de busca, trabalhando palavras-chave seleccionadas no conteúdo do site de forma que este fique melhor posicionado nos resultados orgânicos).

  • Serviço

    Realização de uma actividade para satisfazer uma necessidade sem recurso a bens materiais. O serviço é um bem intangível do ponto de vista físico.

  • Serviço a clientes

    Sistema para acompanhar os clientes após uma venda. Funciona como uma garantia para os consumidores. Pode ser também interpretado como a qualidade do serviços prestado por uma empresa aos seus clientes (nível de serviço).

  • Sinergias entre Farmácias

    Colaboração entre Farmácias assente num modelo desenvolvido pela Wimgs que garante a autonomia de cada Farmácia mas assegura a colaboração entre os seus Líderes.

  • Site FCA

    Site do Curso Avançado de Marketing e Gestão Farmacêutica - Farmacêuticos com Asas.

  • Sites

    Web Site. Ferramenta de comunicação digital para divulgação da marca da Farmácia. Pode também ser usado para promover os serviços e produtos. Alguns sites são usados como plataformas de vendas à distância.

  • SKUs

    Stock Keeping Units (referências de produtos em stock na Farmácia). Importante para a Gestão de Categorias, Gestão de Espaço e Rentabilidade da Farmácia.

  • SOS

    Share of spending (quota do investimento realizado pela totalidade das marcas concorrentes num determinado mercado)

  • SOV

    Share of Voice (percentagem de actividades de marketing de uma marca relativa ao total das actividades de marketing num determinado mercado / sector)

  • SOW

    Percentagem ou parte do rendimento / capital disponível que um consumidor gasta normalmente em compras. É uma métrica importante para os marketeers definirem o preço de produtos e serviços e planearem as acções de comunicação publicitária.

  • Stocks

    Quantidade e diversidade de mercadorias para venda ao público compradas e armazenadas na Farmácia (em alguns casos podem estar armazenadas noutras instalações).

  • Switch

    Conversão do estatuto de Medicamentos Sujeitos a Receita Médica em produtos de venda livre (Over-The-Counter). Estratégia usada pelas empresas detentoras de AIM para renovar o ciclo de vida dos seus produtos / marcas, ganhando liberdade para comunicar directamente com os consumidores finais e fixar os preços de venda ao público.

  • Tempo

    O activo mais importante no mundo do trabalho. Tempo é dinheiro mas também é bem estar e equilíbrio emocional. A gestão do tempo é pois de importância primordial para o Líder da Farmácia que tem que gerir os seus recursos humanos de uma forma produtiva e sustentável.

  • TOM

    Top-of-mind (a marca de um produto ou serviço que detém o maior índice de recordação expontânea num determinado grupo de consumidores referente a uma categoria ou mercado).

  • YTD

    Year-to-date (período de tempo considerado para apresentação de dados/resultados de um produto e / ou mercado que compreende os meses entre Janeiro e o mês mais recente, inclusive).