7 pecados mortais dos gestores de espaço

Nas Farmácias Comunitárias é ainda muito comum encontrar uma de duas “tipologias de organização do espaço”:

Bazar – “Quantos mais expositores, painéis, gôndolas e materiais promocionais das marcas, melhor”. Confusão absoluta de produtos na mesma categoria. “Temos tudo.”

Minimalista – Linear tão arrumado e tão limpo que alguns clientes nem mexem nos produtos. Falta de diversidade na oferta. Espaços vazios que são centros de custo em vez de centros de lucro.

É o 8 ou o 80.

Neste caso é correcto afirmar que é no meio que está a virtude. O Gestor do Espaço da Farmácia deve conhecer a estratégia de Gestão de Categorias para saber o que os clientes desejam e preferem, arrumar os produtos e organizar os serviços em conformidade e assegurar a manutenção do linear e dos postos de trabalho dos seus colegas. Para ter um espaço organizado e convidativo há alguns ”pecados” que importa evitar:

  1. Confusão de categorias
  2. Prateleiras com produtos desalinhados e espaços vazios crónicos
  3. “Manchas de produtos / marcas” de dimensão exagerada e repetição produtos iguais de marcas diferentes
  4. Criação de barreiras à visualização e ao acesso dos clientes a produtos de venda livre
  5. Montras que servem de “guarda sol” em vez de comunicar mensagens relevantes para os clientes e que não são renovadas periódicamente
  6. Excesso de promoções que transformam a Farmácia (uma loja especializada) num supermercado
  7. Falta de iluminação (para poupar energia e perder oportunidades de vendas) e falta de climatização (para poupar energia e afastar os clientes)

A lista é muito mais extensa. Mas as melhorias conseguem-se FAZENDO BEM AS COISAS CERTAS, gradualmente, mas com consistência. E assim, um passo de cada vez, o Líder ou o gestor de Espaço tornará o espaço da sua Farmácia mais funcional, mais agradável e mais propício a satisfazer todos os que nele convivem.

Com a formação e apoios certos, a Farmácia vende os produtos mais rentáveis a um maior número de clientes.

ACESSO A ÁREA RESERVADA

Espaço reservado a clientes actuais e potenciais da Wings. Tenha acesso a ferramentas e informação mais pormenorizada sobre temas de marketing e gestão. Registe-se, passe à acção e obtenha resultados.