Uma fórmula exclusiva para Líderes ambiciosos

Ter um sistema de entregas ao domicílio organizado na Farmácia é um projecto complexo. Para funcionar ao nível das expectativas dos consumidores, deve ser cuidadosamente planeado e orçamentado. Mesmo que seja um serviço simples, com uma área de cobertura reduzida e com custos associados para os clientes.

Muitas Farmácias fazem entregas em lares, empresas e até domicílios. Algumas de forma mais organizada e outras num registo mais “artesanal”.

Mercê da crise causada pelo COVID-19, são muitos os Proprietários de Farmácia que assistem a movimentações de concorrentes para criar sites, negócios de e-commerce e serviços de entregas.

Na Wings temos uma visão particular sobre esta temática. Primeiro, acreditamos que o futuro das Farmácias Comunitárias não passa por negócios na www e muito menos por gerir sites de venda de produtos farmacêuticos ou outros. Os argumentos que suportam esta tese são vários e apesar da especulação sobre casos de sucesso neste domínio, ainda está por demonstrar que este é um modelo de negócio rentável e sustentável para uma Farmácia Comunitária. Quem teve algum sucesso nas vendas online exporta para países Africanos, para o Brasil e já se adivinha o que é a robustez destes empreendimentos a médio prazo, pois são economias frágeis, alicerçadas em sistemas políticos corroídos pela corrupção.

As Farmácias Comunitárias são o exemplo mais veemente do sucesso do comércio de retalho tradicional. Elas têm um património que custou muito a construír e a defender e que não deve ser menosprezado. Além disso, nenhuma Farmácia ou grupo de Farmácias conseguirá competir directamente com os gigantes da logística global. A lógica deste negócio é preço e concorrer nesse plano seria o suicídio para as Farmácias. O que fazer então ?

As Farmácias devem usar a tecnologias e sistemas de marketing disponíveis para desenvolver modelos de negócio híbridos, adaptados ao seu posicionamento, à sua dimensão e aos seus objectivos estratégicos.

As Farmácias podem ser competitivas com algum investimento nas áreas certas (não em tecnologia, que se desactualiza rápidamente), com dedicação às suas Equipas e aos seus Clientes e com a criatividade, que é o capital principal de qualquer empreendedor.

Para conhecer melhor o modelo desenvolvido pela Wings contacte-nos e agende uma reunião. Teremos o maior prazer em estudar qual o modelo mais adequado para a sua Farmácia prosperar com recurso a uma estratégia de marketing digital, sem perdas de tempo nem despesas desnecessárias.

 

ACESSO A ÁREA RESERVADA

Espaço reservado a clientes actuais e potenciais da Wings. Tenha acesso a ferramentas e informação mais pormenorizada sobre temas de marketing e gestão. Registe-se, passe à acção e obtenha resultados.