No que respeita a importância dos serviços prestados na Farmácia e a atenção que merecem, falar é mais fácil do que fazer.
Não são raros os Farmacêuticos que desvalorizam os serviços em prol da venda de mercadorias. Quando a preocupação são as vendas, os ganhos imediatos parecem mais atractivos e isso explica porque os serviços não estão sempre bem organizados.
Os produtos que as Farmácias vendem são tangíveis, têm forma e cor. Os preços dos produtos são mais fáceis de gerir e existem máquinas de marketing poderosas (da Indústria) que os promovem. Os serviços da Farmácia são por isso muitas vezes os seus “parentes pobres”. Mas não deviam ser.
Os serviços são um dos vectores mais importantes de empowerment do Farmacêutico, da sua valorização profissional e da diferenciação da Farmácia. Mas não chega dizer que os serviços prestados nas Farmácias podem ser importantes para a sua sustentabilidade. O que é preciso é tornar os serviços farmacêuticos mais rentáveis e apetecíveis, para que os elementos da Equipa da Farmácia os promovam e os clientes que atendem diariamente os valorizem.
No futuro, a escolha da Farmácia pelos consumidores fundamentar-se-á, cada vez mais, na diversidade e qualidade dos serviços prestados pela sua equipa. Estes serviços permitem fomentar a prevenção, a detecção precoce de problemas graves de saúde e criar oportunidades para servir os clientes com outros serviços e produtos complementares. Desse modo os consumidores sentem-se protegidos e seguros e a Farmácia cria oportunidades para vender mais produtos.
Na Wings conhecemos bem esta realidade. Sabemos quais os problemas e entropias que por vezes dificultam a dinamização dos serviços convencionais e a implementação de outros serviços novos e complementares.
Temos soluções para tornar os serviços da Farmácia mais conhecidos do público, mais desejados e mais rentáveis. Sabemos como os organizar e tornar mais relevantes para os utentes, valorizando-os. E conhecemos os mecanismos para motivar as equipas e dinamizar o marketing.
Uma Farmácia com um Plano de Marketing de Serviços fideliza os seus clientes, aumenta o valor médio do ticket e atrai novos clientes. E o melhor é que não é preciso fazer investimentos de monta.
Aposte na sua equipa e diferencie-se dos seus concorrentes.