Apoio a Gestores de
Grupos de Farmácias

Há aditivos que facilitam as coisas

As economias de escala podem ser úteis para a Farmácia. No entanto, o seu potencial esgota-se a partir de um certo valor de compras porque os Laboratórios têm orçamentos limitados e objectivos rigorosos para cumprir.

Os grupos de Farmácias de dimensão pequena e média (5 a 20 Farmácias) não são um fenómeno recente. Eles existem há muitos anos. A maioria é constituída por colegas de profissão, familiares ou amigos que se juntam para negociar com os produtores e obter melhores condições. Mas as sinergias entre Farmácias podem ser mais do que uma simples central de compras e tornar-se por isso vantajosas noutras vertentes do negócio das Farmácias.

A Wings conhece bem os mecanismos de gestão e de marketing que podem tornar um grupo de Farmácias mais organizado e por isso mais eficiente, com benefícios para quem os gere e para todo os seus membros. Além disso, dispõe de um portfólio de serviços de marketing, de formação das equipas de Farmácia e de publicidade que podem ajudar as Farmácias do grupo a dinamizar as suas vendas em cada ecossistema.

Os benefícios daí decorrentes são a poupança de tempo e de energia, a prevenção e resolução de diferenças e de conflitos, alinhamento com independência e o aumento de produtividade com impacto nos resultados de cada Farmácia. Os membros do grupo sentem melhorias e o Gestor do grupo tem mais tempo para realizar as suas tarefas.

Trabalhamos em colaboração com o Gestor do grupo para conhecer as necessidades do grupo (e de cada Farmácia individualmente) e apresentar um modelo feito à medida para formar, desenvolver e até reforçar o grupo, ao nível quantitativo e quantitativo.

O segredo para ter sucesso não é a dimensão de um grupo de Farmácias, mas o grau de organização e alinhamento com uma estratégia. Isso consegue-se dando atenção às especificidades de cada Farmácia e apoiando de forma consistente a gestão diária para fazer face às ameaças e explorar as oportunidades de cada Farmácia tem no seu ecossistema.

O seu grupo ganha vantagem sobre os concorrentes

Com a concorrência entre grupos a aumentar e as Farmácias a exigir mais, é importante personalizar o serviço e assegurar progressos.