Como algumas Farmácias ganharam Quota de Mercado com o COVID-19

Analisando as vendas acumuladas a Maio 2020 e comparando com vendas do ano anterior é possível verificar uma nova tendência, a separação das Farmácias em 2 grandes grupos: As que ganham quota de mercado e as que perdem.

Perdem as que estão localizadas no interior de Centros Comerciais de grande dimensão (algumas têm acessos diretos para o exterior). Sem o tráfego normal destes edifícios, as Farmácias não têm oportunidades para vender. Algumas destas Farmácias têm frequentemente uma rotatividade de colaboradores elevada devido a um modelo de exploração intensiva de recursos. Por isso não puderam contar com um dos principais factores de fidelização: a relação dos consumidores com a Equipa da Farmácia. E claro, nestas farmácias não há o “Doutor” dono da Farmácia.

As Farmácias que ganharam quota de mercado foram as que estão mais próximas dos seus clientes, em todos os sentidos. Na acessibilidade. No atendimento. Na disponibilidade dos produtos certos. Algumas destas Farmácias são de dimensão média e até pequena. Mas isso não as impediu de acolher com enorme sucesso dezenas de novos clientes que estavam habituados a comprar noutras lojas. Para estas Farmácias ganhadoras o COVID-19 prova que a fatalidade de alguns é a oportunidade de outros.

Trata-se de uma estratégia que a Wings promove junto dos seus clientes e no Curso Avançado de Marketing e Gestão – Farmacêuticos com Asas, explicamos que esta estratégia assenta em 3 pilares: Orientação para o Cliente + Satisfação do Cliente + Marketing Integrado.

Os clientes das Farmácias podem ter idade avançada. Alguns não sabem ler. Mas sabem distinguir quem os trata bem de quem está apenas interessado no share-of wallet.

ACESSO A ÁREA RESERVADA

Espaço reservado a clientes actuais e potenciais da Wings. Tenha acesso a ferramentas e informação mais pormenorizada sobre temas de marketing e gestão. Registe-se, passe à acção e obtenha resultados.