John Wanamaker (1838-1922) foi um comerciante de sucesso nos EUA e foi considerado por muitos um “pioneiro do marketing”. Foi o criador de uma cadeia de grandes armazéns que deu origem à famosa marca Macy’s. Foi o autor da frase famosa:
“Metade do dinheiro que invisto em publicidade é desperdício: o problema é que não sei qual a metade”.
É verdade que existem hoje meios tecnológicos e conhecimentos na área da psicologia do consumidor que ajudam as empresas (as que podem pagar os custos elevados destes sistemas sofisticados) a reduzir os riscos de maus investimentos e a proteger o seu ROI. Mas na maioria dos casos, mesmo empresas de grande dimensão, têm de se basear em sistemas de empresas prestadoras de serviços para lhes fornecer esta informação. Ora empresas de média e pequena dimensão não têm condições para fazer estudos desta natureza e por isso devem adoptar modelos sustentáveis.
A par das informações de gestão que o sistema informático da Farmácia fornece, o que a Wings propõe é que sejam feitos exercícios simples que podem ser muito úteis. Um destes exercícios é o da Observação crítica + Discussão + Reflexão sobre o que a sua Farmácia faz actualmente e o que pode mudar. Aqui ficam algumas pistas:
Os investimentos em publicidade e marketing (inclui as COMPRAS / GESTÃO DE CATEGORIAS) devem ser o mais rentáveis possível. Sobretudo em tempos de crise como os que vamos viver em 2020 e 2021.