Quais são os 50% de investimento que são desperdício nas Farmácias ?

John Wanamaker (1838-1922) foi um comerciante de sucesso nos EUA e foi considerado por muitos um “pioneiro do marketing”. Foi o criador de uma cadeia de grandes armazéns que deu origem à famosa marca Macy’s. Foi o autor da frase famosa:

“Metade do dinheiro que invisto em publicidade é desperdício: o problema é que não sei qual a metade”.

É verdade que existem hoje meios tecnológicos e conhecimentos na área da psicologia do consumidor que ajudam as empresas (as que podem pagar os custos elevados destes sistemas sofisticados) a reduzir os riscos de maus investimentos e a proteger o seu ROI. Mas na maioria dos casos, mesmo empresas de grande dimensão, têm de se basear em sistemas de empresas prestadoras de serviços para lhes fornecer esta informação. Ora empresas de média e pequena dimensão não têm condições para fazer estudos desta natureza e por isso devem adoptar modelos sustentáveis.

A par das informações de gestão que o sistema informático da Farmácia fornece, o que a Wings propõe é que sejam feitos exercícios simples que podem ser muito úteis. Um destes exercícios é o da Observação crítica + Discussão + Reflexão sobre o que a sua Farmácia faz actualmente e o que pode mudar. Aqui ficam algumas pistas:

  1. “Como estou a usar as montras da Farmácia ? Se tenho paineis electrónicos, que informação passa e de que modo ela está a trazer clientes para dentro da Farmácia ? Uso as montras para atrair clientes ou para tapar a luz do sol “?
  2. “Quanto tempo invisto na manutenção do Facebook ? Quantos LIKES verdadeiros tenho ? Qual foi a evolução de LIKES e de outras métricas nos últimos meses” ?
  3. “No horário da Farmácia, quais são os períodos mais rentáveis ? Justifica-se pagar salários a colaboradores ao Domingo só porque a Farmácia concorrente está aberta ? Não faria sentido investir esse dinheiro em algo verdadeiramente útil e diferenciador para os meus clientes ”?
  4. ”O sortido de descongestionantes nasais da minha Farmácia tem quantas marcas ? E quantas referências ? Será que consigo seleccionar marcas e SKUs e reduzir os meus stocks para concentrar a Equipa na recomendação activa das marcas mais rentáveis” ?
  5. “Trabalho com empresas de Genéricos que me obrigam a ter crescimentos ano após ano. Não haverá marcas de medicamentos Genéricos menos exigentes e mais rentáveis que posso fácilmente introduzir e substituir” ?

Os investimentos em publicidade e marketing (inclui as COMPRAS / GESTÃO DE CATEGORIAS) devem ser o mais rentáveis possível. Sobretudo em tempos de crise como os que vamos viver em 2020 e 2021.

ACESSO A ÁREA RESERVADA

Espaço reservado a clientes actuais e potenciais da Wings. Tenha acesso a ferramentas e informação mais pormenorizada sobre temas de marketing e gestão. Registe-se, passe à acção e obtenha resultados.