Neste caso é correcto afirmar que é no meio que está a virtude. O Gestor do Espaço da Farmácia deve conhecer a estratégia de Gestão de Categorias para saber o que os clientes desejam e preferem, arrumar os produtos e organizar os serviços em conformidade e assegurar a manutenção do linear e dos postos de trabalho dos seus colegas. Para ter um espaço organizado e convidativo há alguns ”pecados” que importa evitar:
- Confusão de categorias
- Prateleiras com produtos desalinhados e espaços vazios crónicos
- “Manchas de produtos / marcas” de dimensão exagerada e repetição produtos iguais de marcas diferentes
- Criação de barreiras à visualização e ao acesso dos clientes a produtos de venda livre
- Montras que servem de “guarda sol” em vez de comunicar mensagens relevantes para os clientes e que não são renovadas periódicamente
- Excesso de promoções que transformam a Farmácia (uma loja especializada) num supermercado
- Falta de iluminação (para poupar energia e perder oportunidades de vendas) e falta de climatização (para poupar energia e afastar os clientes)
A lista é muito mais extensa. Mas as melhorias conseguem-se FAZENDO BEM AS COISAS CERTAS, gradualmente, mas com consistência. E assim, um passo de cada vez, o Líder ou o gestor de Espaço tornará o espaço da sua Farmácia mais funcional, mais agradável e mais propício a satisfazer todos os que nele convivem.
Com a formação e apoios certos, a Farmácia vende os produtos mais rentáveis a um maior número de clientes.