Nas Farmácias Comunitárias é ainda muito comum encontrar uma de duas “tipologias de organização do espaço”:
Bazar – “Quantos mais expositores, painéis, gôndolas e materiais promocionais das marcas, melhor”. Confusão absoluta de produtos na mesma categoria. “Temos tudo.”
Minimalista – Linear tão arrumado e tão limpo que alguns clientes nem mexem nos produtos. Falta de diversidade na oferta. Espaços vazios que são centros de custo em vez de centros de lucro.
É o 8 ou o 80.
Neste caso é correcto afirmar que é no meio que está a virtude. O Gestor do Espaço da Farmácia deve conhecer a estratégia de Gestão de Categorias para saber o que os clientes desejam e preferem, arrumar os produtos e organizar os serviços em conformidade e assegurar a manutenção do linear e dos postos de trabalho dos seus colegas. Para ter um espaço organizado e convidativo há alguns ”pecados” que importa evitar:
A lista é muito mais extensa. Mas as melhorias conseguem-se FAZENDO BEM AS COISAS CERTAS, gradualmente, mas com consistência. E assim, um passo de cada vez, o Líder ou o gestor de Espaço tornará o espaço da sua Farmácia mais funcional, mais agradável e mais propício a satisfazer todos os que nele convivem.
Com a formação e apoios certos, a Farmácia vende os produtos mais rentáveis a um maior número de clientes.