Apesar de o marketing digital não ser a principal alavanca de promoção e captação de clientes da Farmácia, ele tem uma função importante na estratégia e resultados das Farmácias. E também neste domínio, é preferível fazer menos mas bem do que fazer muito e mal.
Melhorar a qualidade da comunicação da Farmácia nas redes sociais e via outras ferramentas digitais é uma tarefa relativamente simples. Em primeiro lugar é preciso ter a estratégia da Farmácia bem definida e por isso recomendamos a redacção de um Plano de Marketing para 2 a 3 anos. Com os objectivos de marketing definidos, os públicos-alvo selecionados e as mensagens promocionais redigidas e calendarizadas, podem então seleccionar-se os meios e estabelecer o modelo de gestão de cada um destes.
É verdade que algumas destas ferramentas são aparentemente fáceis de manusear. Mas para atingir um nível de eficiência razoável, é imprescindível conhecer as suas funcionalidades, investir tempo em pesquisa e elaboração de conteúdos e ter rotinas fiáveis de trabalho na sua manutenção. É por isso que a maioria das Farmácias não tem estas ferramentas a funcionar convenientemente. Por falta de tempo. Por falta de conhecimentos técnicos e por vezes por falta de vocação para a comunicação e design.
Faça uma pesquisa aleatória e visite o Facebook de 10 Farmácias. Analise os posts dos últimos 3 meses e tente encontrar uma estratégia coerente por detrás do trabalho feito. O que vir será o que os seguidores dessa Farmácia viram.