Do lixo para o luxo. Bom, bonito e barato

O marketing digital é uma panaceia, ou seja, um remédio para todos os males.

Nos dias de hoje, quem tem responsabilidades na área do marketing e da comunicação, preocupa-se sempre com as ferramentas digitais. Muitas Farmácias têm uma página de Facebook, Instagram e alguns sites, por vezes com plataformas de e-commerce. No entanto, se verificar a qualidade destes ao nível de arquitectura e conteúdos, torna-se evidente que estão frequentemente mal concebidos e organizados, desactualizados e/ou replectos de matéria pouco interessante para os público-alvo. Isto quando não têm fotografias e imagens com baixa resolução, desfocadas e por vezes vídeos de cariz pouco adequado ao posicionamento de uma Farmácia Comunitária, normalmente improvisados por elementos das equipas.

Apesar de o marketing digital não ser a principal alavanca de promoção e captação de clientes da Farmácia, ele tem uma função importante na estratégia e resultados das Farmácias. E também neste domínio, é preferível fazer menos mas bem do que fazer muito e mal.

Melhorar a qualidade da comunicação da Farmácia nas redes sociais e via outras ferramentas digitais é uma tarefa relativamente simples. Em primeiro lugar é preciso ter a estratégia da Farmácia bem definida e por isso recomendamos a redacção de um Plano de Marketing para 2 a 3 anos. Com os objectivos de marketing definidos, os públicos-alvo selecionados e as mensagens promocionais redigidas e calendarizadas, podem então seleccionar-se os meios e estabelecer o modelo de gestão de cada um destes.

É verdade que algumas destas ferramentas são aparentemente fáceis de manusear. Mas para atingir um nível de eficiência razoável, é imprescindível conhecer as suas funcionalidades, investir tempo em pesquisa e elaboração de conteúdos e ter rotinas fiáveis de trabalho na sua manutenção. É por isso que a maioria das Farmácias não tem estas ferramentas a funcionar convenientemente. Por falta de tempo. Por falta de conhecimentos técnicos e por vezes por falta de vocação para a comunicação e design.

Faça uma pesquisa aleatória e visite o Facebook de 10 Farmácias. Analise os posts dos últimos 3 meses e tente encontrar uma estratégia coerente por detrás do trabalho feito. O que vir será o que os seguidores dessa Farmácia viram.

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