Os melhores clientes das Farmácias morrem todos os dias

Para sobreviver as Farmácias precisam de ter clientes. Estes clientes dividem-se em 4 segmentos:

  1. Clientes fidelizados da Farmácia – Preferem sempre a sua Farmácia e nela fazem >/= a 90% das compras
  2. Clientes não-fidelizados – Compram na sua Farmácia e noutras
  3. Clientes circunstanciais – Turistas ou visitantes ocasionais
  4. Clientes potenciais – Não compram (ainda) na sua Farmácia, mas vivem, trabalham ou visitam com frequência o seu ecossistema

Nos próximos tempos a disputa de clientes, em todas as áreas de negócio, vai intensificar-se de forma crescente. Todos querem recuperar vendas perdidas entre Fevereiro e Maio de 2020. Marcas de Dermocosmética. Marcas de dietas e produtos para emagrecimento. O negócio não está bom para muitas empresas.

Por isso a gestão de clientes torna-se agora uma disciplina estratégica para o Líder da Farmácia. Ele tem de assegurar que não perde clientes neste período, que os seus clientes continuam a comprar a mesma quantidade e valor de mercadorias e que a Farmácia tem condições para atraír novos consumidores (clientes potenciais), proporcionar-lhes uma experiência positiva e fidelizá-los.

O problema é que os clientes não nascem e crescem como cogumelos. Sobretudo os adultos com poder de compra e hábitos de consumo nesta área. Mais grave ainda, é que os clientes mais assíduos (os idosos) das Farmácias morrem todos os dias ou são “transferidos” para lares e/ou hospitais. O que fazer então ?

Fácil de planear e difícil de executar. O Líder tem de compreender que o regime de abrir portas, esperar pelo receituário, fazer muitas promoções, fazer muitos rastreios e outras actividades convencionais, está vulgarizado. Para conquistar o coração dos seus clientes é preciso ir além do habitual e isso consegue-se com um Plano de Marketing e a nomeação de um Gestor de Clientes na sua Farmácia. Tudo isto é difícil por dois motivos. Primeiro porque exige uma mudança de mentalidades (dos Farmacêuticos). Segundo porque gerir clientes é uma tarefa muito exigente.

Com funções bem definidas, objectivos mensuráveis e outras técnicas que a Wings pode partilhar e desenvolver com o Líder da Farmácia, o Gestor de Clientes cuidará que o número de visitas à Farmácia aumenta e com ele o valor médio do ticket. Tudo leva o seu tempo, mas com o investimento certo os resultados são garantidos.

A Wings orgulha-se de ter conseguido apoiar muitos Líderes de Farmácias Comunitárias em processos de organização para aumentar a sua base de clientes.

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