Empowerment do Farmacêutico

Os profetas dos serviços farmacêuticos estão cheios de razão. Os serviços são muito importantes do ponto de vista estratégico.

O que falta explicar é que os serviços dão muito trabalho, consomem muito tempo e outros recursos das Farmácias e normalmente geram poucas receitas directas. Esta é a realidade em 90% das Farmácias Comunitárias.

Os factores que determinam esta realidade são múltiplos e variados. Uns mais benignos e outros mais graves.

Falta de cultura de serviços entre os proprietários de Farmácias. Falta de apoio da Indústria Farmacêutica que vive da venda de produtos. Dificuldades na gestão de tempo. Espaços exíguos para receber clientes em boas condições. Infelizmente, em alguns casos, também a obsessão pelo lucro rápido e desvalorização das necessidades dos utentes. Há exemplos muito curiosos de Farmácias que optam por não ter serviços. Em alguns casos nem existe uma balança para os utentes se pesarem. Tudo em nome do lucro imediato.

A verdade é que entre muitos discursos e muitas palestras de “entendidos” sobre a gestão de Farmácias, são poucas as Farmácias que disponibilizam um sistema organizado de serviços farmacêuticos. E ainda menos as que apostam noutros serviços complementares para os seus clientes como a Nutrição, Enfermagem e Veterinária. Felizmente conhecemos alguns casos e todos eles têm um denominador comum: Lideres que são “Farmacêuticos de gema”, cuja vocação é ajudar quem precisa deles contrário de quem se aproveita das debilidades das populações para ganhar dinheiro fácil.

O futuro dos Farmacêuticos que gostam de trabalhar em Farmácias Comunitária (que serve a comunidade), passa por reforçar as suas competências técnicas por via de um processo de formação contínua e por dedicar o seu tempo à profissão, interagindo com os doentes e todos os que os procuram na Farmácia. E através do reforço das suas capacidades e competências, este profissionais dedicados conseguirão organizar na Farmácia Comunitária uma oferta de soluções para a  saúde onde os serviços farmacêuticos e outros funcionam como consultas externas.

Se não acreditar que tal é possível, contacte-nos e indicaremos os casos reais onde se poderá inspirar.

ACESSO A ÁREA RESERVADA

Espaço reservado a clientes actuais e potenciais da Wings. Tenha acesso a ferramentas e informação mais pormenorizada sobre temas de marketing e gestão. Registe-se, passe à acção e obtenha resultados.