David e Golias: Uma história de ficção

Todas as empresas da Indústria Farmacêutica têm um desafio que se renova em cada ano: Crescer.

A lógica de governance destas empresas é crescer todos os anos e para isso recorrem a diferentes estratégias. A inovação ao nível dos produtos permite satisfazer melhor necessidades existentes, frequentemente com preços mais elevados e por isso uma promessa de lucros maiores. Mas são raras as inovações terapêuticas no mercado OTC que vive essencialmente do switch de marcas éticas. As fusões e aquisições são outra estratégia para crescer. E tantas outras que poderíamos enunciar.

O mercado farmacêutico Português é um mercado maduro. A população não cresce. O poder de compra das populações tem melhorado lentamente. Os hábitos de vida das pessoas favorecem, cada vez mais, a prevenção e não o consumo de comprimidos e cápsulas. Para além disso, os consumidores são muito mais informados e por isso também mais exigentes do que há alguns anos atrás.

Então com é que a Industria Farmacêutica pode cumprir com os seus objectivos de crescimento ?

O recurso a investimentos publicitários para ganhar quota aos concorrentes é uma práctica comum. Todavia, esta estratégia não está acessível a todas as empresas, pois tem custos muito elevados. Uma táctica frequente é aumentar o preço dos produtos. Muito interessante para os Directores Financeiros das empresas que recebem o valor acrescentado directamente, sem custos associados. Lucro puro.

O problema é que os preços de certos produtos de venda livre em Portugal são já muito elevados e o espaço para aumentar preços está vedado, sob pena de os consumidores mudarem de marca.

As negociações entre Indústria Farmacêutica e Farmácias têm vindo a sofrer transformações desde há alguns anos. O fenómeno dos grupos trouxe algum desafogo para Farmácias vulneráveis do ponto de vista financeiro e comodidade para quem gosta de comprar um pouco de tudo, a todos. Esta realidade também não vai perdurar.

A verdade é que uma Farmácia que tenha saúde financeira, ainda que de dimensão média ou mesmo pequena, tem sempre potencial para optimizar os resultados das negociações com os Laboratórios e assim melhorar o seu ROI. Não é uma promessa. É um facto testado em dezenas de situações diferentes. Aliás, uma observação cuidada da organização das Farmácias em Portugal, revela que as Farmácias saudáveis tendem a tornar-se cada vez mais independentes e a reforçar a sua autonomia.

Com a estratégia certa para a sua Farmácia, ganhar dinheiro é fácil. Não é uma mera promessa.

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