Uma corrente é tão forte quanto o seu elo mais fraco

A sustentabilidade dos grupos de Farmácias depende de vários factores. Mas há uma questão nuclear que não pode ser descurada; O financiamento das operações. Este é obtido junto das Farmácias ou da Indústria. Em alguns casos pagam ambos.

Gerir um grupo é uma tarefa complexa e exigente. Cada farmácia tem as suas especificidades. As motivações, objectivos, capacidades e disponibilidade dos Líderes de diferentes Farmácias variam bastante. Há conflitos de interesses e por vezes as Farmácias concorrem directamente umas com as outras. E acontece por vezes que os membros do grupo não têm nenhuma afinidade com a estratégia desenhada para o colectivo.

Por estes razões e por outras, há uma taxa de deserção de membros dos grupos de Farmácias que é, no mínimo, assinalável. Algumas Farmácias pertencem a mais do que um grupo. Outras “saltam” de grupo em grupo num regime de experimentação ou, em alguns casos conhecidos de todos, de puro oportunismo.

A Wings foi pioneira no desenvolvimento de estratégias para grupos de Farmácias. Participámos na génese de vários grupos que hoje têm uma expressão relevante no mercado. Mas acima de tudo, fomos os criadores de conceitos inovadores como o das Farmácias Independentes, uma marca registada da Wings.

Os Gestores dos grupos lidam hoje com grandes desafios. Precisam saber como satisfazer cada uma das Farmácias membro e ao mesmo tempo corresponder às expectativas dos Laboratórios da Indústria Farmacêutica. Têm de gerir áreas muito diferentes no que respeita a sua natureza e processos que não controlam com facilidade. E têm concorrência forte no mercado, não raramente num registo muito desigual.

Por isso decidimos pôr à disposição dos Gestores de Grupos a nossa experiência, desenvolvida ao longo de mais de 10 anos na gestão de grupos e outros projectos de cariz estratégico e um portfolio de serviços úteis para as Farmácias. Tudo para ajudar a ganhar tempo, optimizar modelos de negócio, agilizar processos e criar vantagens competitivas sustentáveis. Deste modo os Gestores dos Grupos aumentam a sua capacidade de resposta e podem dedicar-se a tarefas que não devem ou não devem ser delegadas.

Ideias que funcionam e apoio na sua execução, podem contribuir para desenvolver o seu projecto.

ACESSO A ÁREA RESERVADA

Espaço reservado a clientes actuais e potenciais da Wings. Tenha acesso a ferramentas e informação mais pormenorizada sobre temas de marketing e gestão. Registe-se, passe à acção e obtenha resultados.